sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ilha de Ratones

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha de Ratones Grande, na baia do norte da ilha de Santa Catarina, entre a ponta da Gomboaponta do Sabaqui, em Florianópolis, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. e a
A ilha de Ratón Grande é maior das duas ilhas "Ratones" assim denominadas, afirma-se, pelo explorador espanhol D. Álvar Núnez Cabeza , que nomeado governador do rio da Prata, aportou em 29 de Março de 1541 à baía norte da ilha de Santa Catarina onde permaneceu alguns meses. Na sua obra "Comentários", entretanto, a denominação "ratones" é aplicada às pedras existentes nas águas do porto da ilha de Santiago de Cabo Verde, que "roíam" as correntes das âncoras dos navios, e onde a sua esquadra fez escala antes de alcançar a ilha de Santa Catarina.
Esta Fortaleza junto com as outras duas fortalezas da barra norte (a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, e com a da barra sul (a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba) integrava o sistema defensivo da ilha de Santa Catarina no século XVIII, que auxiliava a consolidar a ocupação do sul do Brasil, atuando como base estratégica para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário